quarta-feira, 7 de maio de 2014



Quem está em guerra?




Seja Jorge da Capadócia, seja Ogum...eis o arquétipo do guerreiro, que vence a batalha contra o dragão, ou vence as demandas. Estamos acostumados e fomos ensinados a reverenciar um santo ou uma entidade externa, como se ambos fossem "outras" pessoas, que não nós, mas na verdade, eles representam arquétipos, forças psíquicas do inconsciente humano. Jorge, ou Ogum, não estão lá fora, estão dentro de nós, fazem parte de nossa estrutura, de nossa psique. 
Quem é o "guerreiro"? Em nossas falhas interpretações é nosso lado combativo, que enfrenta até vencer, pessoas e situações. Será? Acredito que o ÚNICO inimigo que podemos ter, somos nós mesmos. Nossas crenças, nossas visões deturpadas de mundo, as vozes do ego humano. Você já reparou como combate a si mesmo o tempo todo? A única guerra que existe é aquela que está dentro de você. Não há santo no mundo que possa vencer essa batalha por você. Se alguém te insulta, você irá combater a pessoa ou a voz interior que diz que você é uma porcaria mesmo e que precisa dar uma lição naquela pessoa por te lembrar da sua baixa auto estima? Se você usa seu lado "guerreiro" pra combater sua auto imagem de ser humano pequeno, você irá vencer a batalha interna, e aí tanto faz se a pessoa ou dez mil pessoas te insultarem. Se você usar sua força agressiva para combater a pessoa que te insultou, então você perdeu a batalha e passará a vida inteira se defendendo dos outros, mas no fundo estará brigando consigo mesmo...pela eternidade.

Jorge e Ogum estão em nosso imaginário para lembrar que o "dragão" é a representação de sua visão deturpada de si mesmo e do mundo. Vai combater o mundo, ou vai fazer as pazes com você?

Salve Jorge! Salve Ogum! Salve a Consciência!

By Déby Schutze - Arte & Aconselhamento Metafísico





Nenhum comentário:

Postar um comentário